Mestre Zé Bahiano

Mestre Zé Baiano

José Joaquim de Andrade Filho, esse é o meu nome de registro, sou conhecido como “Mestre Zé Baiano”, nascido em Paripiranga no Estado da Bahia. Hoje aos sessenta e um anos leciono Capoeira Angola em minha casa aqui na cidade de Caraguatatuba, Estado de São Paulo, Brasil.

Onde soma-se aproximadamente quarenta e cinco anos de prática, aprendizados e ensinamentos. Durante essa minha trajetória a Capoeira Angola possibilitou-me formar sob os olhos de Mestre Gato Preto, seis alunos dando-lhes o merecido título de professor dos quais quatro deles estão comigo e fazem parte dessa grande escola que é a “Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi”.

Ainda no século XX, no início da década de 80 Mestre Zé Bahiano teve a oportunidade de conhecer Mestre Gato Preto, que foi o responsável pelo aperfeiçoamento em ritmo de jogo, musicalidade, formação de bateria e fundamentos da Capoeira Angola. Os ensinamentos que ofereço aos meus professores e alunos são reflexos de anos de trabalho sob supervisão e orientação de Mestre Gato Preto. Sou eternamente grato ao saudoso Mestre Gato Preto.