Mestre Suassuna

Mestre Suassuna

Reinaldo Ramos Suassuna, ou Mestre Suassuna, (Itabuna, 16 de janeiro de 1938) é um dos mais importantes mestres de capoeira no Brasil. Fundou em 1967, o Grupo de Capoeira Cordão de Ouro em São Paulo, e é considerado um dos maiores difusores da capoeira internacionalmente. Ele é o mestre responsável pela a formatura de Mestre Caveirinha, que gravou os movimentos para o personagem do vídeo game Tekken 3, Eddy Gordo.

Começou seu aprendizado ainda garoto em sua cidade natal, Itabuna-BA, por conta de um problema muscular em suas pernas que o obrigava a praticar algum esporte. Nesta época, freqüentava as rodas de rua, onde estavam presentes grandes capoeiristas da região, como os Mestres Sururú, Bigode de Arame e Maneca Brandão.

Para buscar mais conhecimento, viajava esporadicamente para Salvador, onde freqüentou os mais famosos terreiros de capoeira da Bahia. Os mestres Bimba, Canjiquinha, Pastinha, Waldemar, Caiçara e alguns outros, tornaram-se a referência para desenvolver seu trabalho, sendo os dois primeiros com maior destaque e que viriam a diplomá-lo no futuro, reconhecendo seu trabalho como Mestre.




Em 1965, Mestre Suassuna veio para São Paulo e em 1967 criou o grupo Cordão de Ouro juntamente com Mestre Brasília na Vila Mariana, seguindo a mesma linha da ACRESI (Academia Regional de Itabúna) que viria se tornar ACRESP. Está no hall dos grandes nomes que trabalham em prol da capoeira e dos capoeiristas.

Um dos mais importantes mestres que a capoeira já conheceu. Líder inconteste da capoeiragem em São Paulo e na região de Itabuna, de onde veio. Realizou o que para muitos era um sonho e uma meta, principalmente para mestre Bimba e seus discípulos: instalar definitiva e solidamente a capoeira no coração de São Paulo, a maior metrópole do país. Foi por eles reconhecido, nas palavras de mestre Decânio, como “o apóstolo de mestre Bimba em São Paulo”, liderando o grupo de pioneiros que aqui se encontravam. Daqui, a capoeira ganhou o mundo, e consolidou sua internacionalização. Fundador, em 1967, do Grupo de capoeira Cordão de Ouro, um dos mais expressivos grupos da capoeira brasileira e mundial, mestre Suassuna é o principal responsável pela preservação do que há de melhor na movimentação e na arte da capoeira. Continua até hoje formando os seus “bambas” e orientando a todos que o procuram.




Entre os muitos capoeiristas que mestre Suassuna conheceu, dois foram de extrema importância para o desenvolvimento de seu trabalho, João Batestaca, ou mestre João Grande, discípulo de mestre Pastinha e mestre Canjiquinha. mestre João Grande influenciou o famoso Miudinho que é uma angola sarada que joga em cima, joga embaixo e joga dentro. mestre Canjiquinha, artista que também era, influenciou toda a carreira artística de mestre Suassuna.
Mestre Suassuna reinventou as seqüências da capoeira e tem um vasto trabalho artístico e musical.
Tão importante no nosso tempo quanto foram mestre Bimba e mestre Pastinha no século XX, mestre Suassuna é ícone na capoeira e tem reconhecimento internacional com discípulos atuando em vários países do mundo.

Você Gostou?

Então não perca tempo, faça agora mesmo sua inscrição para o Abril pra Angola 2022!!!