Mestre Raimundinho

Mestre Raminundinho

Mestre Raimundinho assim como é conhecido na capoeira Angola, seu nome de batismo é Raimundo de Moraes Silva, nascido em 16 de junho de 1958 em Bacabal Maranhão, veio para cidade de Jacareí, São Paulo com 12 anos de idade.

Mestre Raimundinho primeiros contatos com a capoeira

Conheceu a capoeira aos 18 anos em 1976 com dois irmãos, treinou dois meses com o Professor Valter, aluno de Mestre Bimba, capoeira Regional, por motivos particulares ele fechou sua academia.

Foi através do Professor Valter que ele teve contato com seu irmão Edson, que era aluno do Mestre Paulo dos Anjos, capoeira angola.

Mestre Raimundinho treinou 2 meses com o professor Edson dois meses, porém Edson havia ingressado na carreira militar na cidade de São Paulo. Entre Mestre Raimundo e amigos entre eles (Josias Daniel Candido), fomos treinar com Mestre Paulo dos Anjos na cidade de São José dos Campos, cidade vizinha de Jacareí.

Mestre Paulo dos Anjos nas cidades de São Paulo

Mestre Paulo dos Anjos veio para cidade de São José dos Campos em 1975 onde fundou a associação de capoeira Anjos de Angola e em 1977 fundou na cidade Jacareí a academia de Capoeira Princesa Izabel, onde Mestre Raimundinho passou a treinar.

Mestre Paulo dos Anjos lecionou aulas também na cidade de Santa Izabel, São Paulo. Em 1980 Mestre Paulo dos Anjos precisou retornar à Bahia e formou a professores, Josias, deixando-o responsável pelas aulas em Jacarei, e Cabeção, em São José dos Campos.

Sua Formatura

Com a permissão de Mestre Paulo dos Anjos em 1983, Mestre Raimundinho foi formado como Professor de capoeira, no mesmo ano juntamente com seu amigo e parceiro de treinamento José Leonato onde fundaram a academia de capoeira Filhos do Sol.

Ambos começaram a desenvolver um trabalho com capoeira em alguns bairros da cidade, voltado a crianças carentes, com a intenção de resgatar e valorizar a cultura afro brasileira e também transmitir a elas valores como:

  • Disciplina,
  • Respeito,
  • Amor e carinho por si e pelo próximo;

Reconhecimento de Mestre

Mestre Raimundinho em 1996 foi reconhecido à mestre de capoeira pela Federação Paulista de Capoeira e recebeu seu título de Mestre então das mãos do então presidente da entidade Mestre Valdenor e de Mestre Josias  foi o primeiro presidente da liga Jacareiense de capoeira.

Desde o ano 2000 vem desenvolvendo um trabalho com Capoeira Angola e Samba de roda, preservando e difundido a linhagem angoleira de Mestre Paulo dos Anjos em Jacareí-SP, na Rua Casemiro de Abreu, 18 na vila Zezé em Jacareí no estado de São Paulo.

Você Gostou?

Então não perca tempo, faça agora mesmo sua inscrição para o Abril pra Angola 2020!!!