Mestre Lito

Mestre Lito

Evangelista José do Nascimento, mais conhecido na capoeira como Mestre Lito. Nasceu Cabrobó em Pernambuco. Em 1968 teve seu primeiro contato com a capoeira em Juazeiro na Bahia.

Na década de 70 treino capoeira com um dos grandes nomes da capoeira de Recife Mestre Teté e também com o falecido Mestre Linguado. Em meados dos anos 80 Mestre Lito, já lecionava capoeira a Febem mais conhecida como Fundação CASA como voluntário.

Em 1990 Mestre Lito veio para São Paulo onde teve o seu contato com o Mestre Miguel Machado (Associação Desportiva e Cultura – Grupo Cativeiro Capoeira), com sabedoria Mestre Lito sempre diz que Mestre Miguel Machado foi o divisor de águas para sua vida.

https://www.youtube.com/watch?v=egLZb-x3Sdg

Mestre Lito e Contra Mestre Xandão jogando capoeira Angola na Bahia.

Mestre Lito então resolveu se dedicar a capoeira angola todos esses anos. O reconhecimento de Mestre de Capoeira Angola aconteceu logo, a comunidade de Mestres de Capoeira como: Meste Ananias, Mestre Gaguinho, Mestre Bigo e Mestre Zé Baiano, reconheceram o trabalho que Mestre Lito vinha desenvolvendo com a Capoeira Angola.




Atualmente Mestre Lito mora no estado Paraná na cidade chamada colorado, Mestre Lito leciona capoeira angola no Centro Cultural Asa Branca. Onde este trabalho é um trabalho social com crianças e jovens e adultos, que querem realmente aprender os fundamentos da capoeira Angola.

Mestre Lito Atualmente ele pratica a capoeira Angola. “Não é consumismo, porque viajei pelo exterior, convivi com a chamada capoeira contemporânea, mais estilizada, que dá retorno financeiro.

Mestre Lito – Entrevista Programa Capoeira na Roda




Mas, meu ser clamava por algo mais da essência, mais livre, o que encontrei na capoeira angola”, pondera ele. “A classe média alta que consome a capoeira hoje acaba por impor conceitos de seu universo que não são da capoeira. Não tô falando mal, hoje tem capoeira de Jesus, fight, capojitsu.. . a capoeira é viva, acredito nisso. Mas só a verdade permanecerá, não a minha ou a sua, mas a da capoeira”.

Mestre Lito e Contra Mestre Minhoca




Na Vadiação acima Mestre Lito mostrando sua sabedoria junto com o Contra Mestre Minhoca que será oficineiro do Abril pra Angola 2019. Mestre Lito sempre este presente nas edições do Abril pra Angola, agora em 2019 ele estará contribuindo para o evento como oficineiro do evento, trazendo sua bagagem de capoeira angola.

Você Gostou?

Então não perca tempo, faça agora mesmo sua inscrição para o Abril pra Angola 2018!!!