Mestre Boca Rica

Mestre Boca Rica

Mestre Boca Rica (Manoel Silva) nasceu no dia 26/11/1936 na cidade de Maragogipe-BA. Mudou-se para Salvador-BA na década de 1950, mesmo período em que iniciou sua prática na Capoeira Angola com o Mestre Pastinha no Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), localizado no Pelourinho n°19.

Por que o Apelido de Boca Rica

Na década de 50, Manoel Silva inicia seus estudos com o Mestre Pastinha, que lhe dá o apelido de Boca Rica, por Manoel usar dentes de ouro em toda parte superior da boca. Mestre Boca Rica também frequentou o famoso barracão do Mestre Waldemar, o Passeio de Agnelo, e outras rodas de capoeira de Salvador. Atualmente dedica seu tempo às aulas de capoeira e de instrumentos no Forte da Capoeira.

Mestre Boca Rica e seus reconhecimentos

A Capoeira o proporcionou algumas experiências como viajar para mais de 40 países, se apresentar para a Rainha Elizabeth e a Princesa da Dinamarca, participou da gravação do Filme Pagador de Promessas, recebeu o título de Notório Saber pela faculdade D. Pedro II de Salvador e a medalha Tomé de Souza pela Câmara de Salvador e, atualmente, possui mais de 10 cds lançados no mundo da Capoeira.

Músicas na Capoeira

É um Mestre muito respeitado e mundialmente conhecido como um grande cantador. Algumas músicas são inconfundíveis na sua voz como: “Mandei caiar meu sobrado, Maranhão, Sambalelê bateu na porta“, etc.

É um dos poucos Mestres que faz questão de cantar e preservar a afinação baixa dos berimbaus como os antigos. É um exímio tocador de berimbau conhecendo diversos toques, dentre eles vários da Capoeira Regional. Tem como referência na Capoeira seu Mestre Pastinha e os cantadores Mestre Waldemar da Paixão e Mestre Bimba.

No auge de seus 82 anos Mestre Boca Rica continua ativo e muito presente nas Rodas de Capoeira.

Você Gostou?

Então não perca tempo, faça agora mesmo sua inscrição para o Abril pra Angola 2020!!!