Almir José da Silva, mais conhecido como Mestre Moreno, nascido no Estado de Minas Gerais, mais especificamente em São João Del Rei. Iniciou na Capoeira no ano de 1970 e nessa mesma década migra para
São Paulo com sua família.
Nessa cidade conhece e torna-se discípulo de Mestre Ananias – baluarte da primeira geração de mestres que migrou do Estado da Bahia para São Paulo, na década de 1950. Ananias foi um dos
fundadores da Roda da Praça da República, e é um dos mais importantes mestres de Capoeira do Mundo.
Mestre Moreno foi um frequentador da Roda da Praça da República, onde conheceu seu mestre e outros nomes da capoeira, tais como: Mestre Gato, Mestre Cavaco e Mestre Limãozinho. Um de seus trabalhos mais longos é o desenvolvido no Conjunto Habitacional José Bonifácio – COHAB II, Itaquera, Zona Leste de São Paulo, a mais de 30 anos, com crianças, jovens e adultos.
Mestre Moreno, é um griô da cultura afro-brasileira e sua crença na capoeira como instrumento de formação e de cidadania é o que o faz insistir e resistir com essa ação. Mestre Moreno faz a transmissão de saberes afro-brasileiro de forma gratuita para crianças e adolescentes do conjunto habitacional. O trabalho de Mestre Moreno inspirou o coletivo de audiovisual – Alvo Vídeo All- na produção de um documentário, patrocinado pelo Prefeitura de São Paulo, por meio do Programa VAI, em 2014.
O projeto foi intitulado de Batuque SP – Raízes e Ramos” e produziu o documentário “Essa Casa é De Angola Nagô” que conta a trajetória de Mestre Moreno na capoeira e de seus trabalhos na COHAB II em Itaquera. O Material está com mais de 20 mil visualizações e disponível no Youtube, e pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=U-UbgxF-xgg.
Outro documentário que trata sobre capoeira e que Mestre Moreno foi convidado a falar é o “Auetú,- no fio da navalha”, Prefeitura de Santo André, 2015. Com mais de 100 mil visualizações o material está disponível no Youtube e pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=DcqTrD5hUUo.
Em 2015, foi lançado um álbum com músicas de capoeira, uma ação coletiva, com produção de Mestre Deividi do Grupo União de Itapuã. O álbum traz Mestre Moreno, Mestre Ananias e outros mestres, cantando cantigas de capoeira. Em 2016, vai para a Alemanha como mestre convidado, em evento organizado pelo grupo de Capoeira Irmãos Guerreiros.
Em agosto de 2020 participa da “118° Live – Identidade do Capoeira – Mestre Moreno”, evento patrocinado pelo Prêmio Berimbau de Ouro Salvador/Bahia). Disponível em YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=7SjI-Z1ndbI.
Já em 2021 participa da Live “Na levada do Mestre”. Vídeo disponível no Facebook, clique aqui
mestre-moreno/191640739389314/
Almir José da Silva, mas conhecido como Mestre Moreno, vindo do interior de Minas Gerais, com uma família de 10 irmãos, na década 70 chega na cidade de São Paulo, ao fazer uma visita para casa de sua tia, e escuta um som de berimbau, e ele disse ao seu pai:
“Pai que som é esse”. E seu pai responde vamos embora.
Passado algum tempo Mestre Moreno foi se adaptando em São Paulo, começou a trabalhar como office boy e novamente ele ouve o mesmo som, que não sabia que fazia parte da capoeira.
Ele estava no ônibus e ao descer do mesmo ele vê pela a primeira vez Mestre Ananias e Mestre Gato Preto da Bahia tocando berimbau, e ao ver os mestres tocam ele fica fascinado no primeiro momento.
Pouco tempo depois ele quer saber como funciona a capoeira então ele conhece a Associação de Capoeira Vera Cruz de Mestre Silvestre, onde foi a sua primeira escola de capoeira. Antes disso o mestre já tinha procurado outra capoeira de Mestre Seco que era aluno formado de Mestre Mello.
A Capoeira traz a oportunidade de conhecer outros lugares de São Paulo e muitas pessoas. A Capoeira fez esse processo de vida, sua filosofia de vida.
Seu amigo de capoeira conhecido como Mestre Piguimeu que treinava junto com mestre moreno, fala sobre uma roda de domingo que acontecia na praça da republica. Nesta roda mestre teve a oportunidade de conhecer grandes mestres como:
Na época das direitas já, qualquer movimento que acontecia essa época o mestre sempre estava nas rodas de capoeira de rua de São Paulo. Onde tinha capoeira nessa época Mestre Moreno estava presente. Uma das frases que Mestre Moreno atribui a capoeira de rua é:
A capoeira de rua foi para mim uma grande escola!
Quer saber mais histórias como essa, em breve estaremos atualizando o perfil do Mestre.
Mestre Moreno foi anunciado como mais um de nossos oficineiros no Abril pra Angola. Inscreva-se agora e venha saber tudo sobre o Mestre Moreno e sua capoeira, não fique de fora.