Ligia Simeone, é capoeirista da Casa Mestre Ananias. Mulher, 36 anos, filha de mãe solteira, começou na capoeira no ano 2000 com o Mestre Jucelino Lacerda. Quando o grupo se desfez, seguiu para o grupo Canavial, com o Mestre Pelé, onde foi batizada em 2002. Em 2007, passou a integrar a Projete Liberdade Capoeira, no Baby Barioni, com o Mestre Gladson, até meados de 2012, quando decidiu se desligar e recomeçar sua trajetória.
Apaixonada pelo pulso da capoeira do Mestre Ananias, passou a frequentar religiosamente as rodas e a treinar com Fala Mansa, com quem aprendeu os primeiros passos e que a levou a dar aulas em escolas. Foi professora de capoeira na Educação Infantil por cinco anos e também responsável pelo trabalho “Capoeira para Todos”, com a turma de adultos em inclusão no CIEJA Perus. Atualmente, é responsável pelo núcleo “Capoeira Viva!” do Lab_Arte da Faculdade de Educação da USP e oferece treinos esporádicos na Casa Mestre Ananias.
Lígia também é brincante de Cavalo Marinho no grupo Boi da Garoa e professora na rede pública estadual de São Paulo, onde sempre estudou. É técnica em Nutrição e Dietética, formada em Letras, licenciada em Pedagogia e especialista em Arte-Educação pela USP.
Com o coração assentado na Casa, é discípula do Mestre Minhoca e segue apaixonada, convicta de que “a capoeira não é para todo mundo mesmo, é para quem tem amor”. (Mestre Ananias).
Instagram: ligiasimeone